Estatuto das ONGs vai à votação final na próxima semana sob críticas da sociedade
Luanda - A proposta de lei que aprova o Estatuto das Organizações Não Governamentais em Angola vai a votação final e global na próxima semana, apesar das críticas da sociedade civil que considera o documento "inconstitucional", anunciou hoje o parlamento.
Fonte: Lusa
A agenda da primeira reunião plenária da Assembleia Nacional (parlamento) neste ano, marcada para 22 de janeiro, foi aprovada hoje durante a conferência dos presidentes dos grupos parlamentares, orientada pelo presidente do órgão legislativo, Adão de Almeida.
Para além da proposta de lei que aprova o Estatuto das Organizações Não Governamentais (ONG), nesta sessão, vão igualmente a votação final propostas de lei que alteram a Lei do Passaporte Angolano e o Regime de Saida e Entrada dos Cidadãos Nacionais.
Um grupo de ONG angolanas manifestou recentemente "profunda preocupação" com a proposta de Lei do Estatuto destas entidades, que consideram inconstitucional e uma tentativa de reintrodução do "espírito de controlo", através de uma lei ordinária".
Uma posição tornada pública, intitulada "Defesa da Liberdade de Associação e de Espaço Cívico em Angola", resulta de um trabalho coletivo subscrito por um grupo de ONG para manifestar "total desacordo" com esta proposta de lei já aprovada, na generalidade, pela Assembleia Nacional, a 25 de maio de 2023, e foi discutida esta semana na especialidade.
As organizações consideram que a proposta está eivada de inconstitucionalidade orgânica e material, e pretende "ressuscitar normas já declaradas inconstitucionais pelo Tribunal Constitucional angolano, ignorando o acórdão de 2017".
O executivo angolano, na proposta de lei, fundamenta que o diploma legislativo visa ajustar e atualizar o regulamento sobre as ONG, alegando também o cumprimento de uma recomendação do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI), no âmbito de medidas de combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.
Quatro diplomas serão discutidos na generalidade na próxima quinta-feira, nomeadamente o Código de Disciplina Militar, a proposta de lei que altera a Lei das Carreiras Militares, a proposta de lei contra Informações Falsas na Internet e a proposta de Lei da Cibersegurança.
No âmbito da sua competência de controlo e fiscalização, o plenário do parlamento angolano vai igualmente apreciar na primeira sessão de 2026 o Relatório de Execução do Orçamento Geral do Estado referente ao terceiro trimestre de 2025.
Dobrodošli na platformu „Globalni medijski internet pregledač“sedmasila.com
Platforma Sedma Sila je velika online baza newspaper medija iz celog
sveta sa tendecijom konstantnog rasta. Projekat je pokrenut u Srbiji
2016 godine od strane nekolicine kreativnih i ambicioznih ljudi.
Platforma je na web-u dostupna za sve korisnike internet mreže od
Septembra 2020 godine. Stalno radimo na razvoju i i unapređenju
jedinstvenog univerzalnog modula koji će biti zajednički za sve online
newspaper medije. Trenutno na World Wide Web ne postoji javno dostupna
kompletna baza svih medija, uređena tako da korisnicima pruži
jednostavan izbor i brz pristup. Vezano za medije, Google, Facebook i
ostali pretraživaći nude drugačiji concep baze u odnosu na Sedma Sila.
Stalno radimo na poboljšanju funkcionalnosti i dizajniranju platforme.
Naša Misija je da medijske informacije dostupne na Webu, prikupimo,
kategorijski uredimo i prezentujemo korinicima kroz „Novi Internet
Concept“.
Nismo zadovoljni onim što smo uradili. To nas pokreće da nastavimo sa
usavršavanjem projekta.