Luanda - O Comité Nacional da Organização da Mulher Angolana (OMA) rejeitou, por voto secreto, a candidatura de Maria de Lourdes Caposso à liderança da organização, tendo aprovado apenas as candidaturas de Emília Carlota Dias e Graciete Sungua.
Fonte: Club-k.net/ Polígrafo África
Na votação, Emília Carlota Sebastião Celestino Dias obteve 115 votos (71%), seguida de Graciete Sungua com 49 votos (26%). Já Maria de Lourdes Caposso somou apenas 16 votos (8,5%), ficando fora da disputa.
Com este resultado, Emília Carlota e Graciete Sungua aguardam agora a ratificação pelo Bureau Político do MPLA para iniciarem oficialmente a campanha ao cargo de secretária-geral da OMA, braço feminino do partido no poder.
O processo eleitoral, inserido no congresso marcado para 28 de fevereiro e 1 de março, começou com quatro manifestações de intenção de candidatura: Emília Carlota Sebastião Dias, Maria de Lourdes Roque Caposso Fernandes, Graciete Dombolo Chivaca Sungua e Adelina Samba Rosa Bambi Louzada. Esta última foi desqualificada por não cumprir o requisito mínimo de dez anos de militância.
Na reunião de 17 de janeiro, o Comité Nacional submeteu a votação as três candidaturas restantes, aprovando as duas que reuniram maior consenso. Maria Caposso acabou por ser preterida, não se sabendo ainda se apoiará alguma das concorrentes aprovadas.
O resultado confere a Emília Carlota Dias clara vantagem na corrida, reforçando a sua projeção política dentro da OMA. A candidata tem defendido uma agenda centrada no empoderamento feminino, no apoio às mulheres camponesas e na promoção do desenvolvimento socioeconómico. A formação da mulher surge também como prioridade estratégica, vista como instrumento essencial para garantir igualdade de oportunidades e competitividade no mercado de trabalho.
Dobrodošli na platformu „Globalni medijski internet pregledač“sedmasila.com
Platforma Sedma Sila je velika online baza newspaper medija iz celog
sveta sa tendecijom konstantnog rasta. Projekat je pokrenut u Srbiji
2016 godine od strane nekolicine kreativnih i ambicioznih ljudi.
Platforma je na web-u dostupna za sve korisnike internet mreže od
Septembra 2020 godine. Stalno radimo na razvoju i i unapređenju
jedinstvenog univerzalnog modula koji će biti zajednički za sve online
newspaper medije. Trenutno na World Wide Web ne postoji javno dostupna
kompletna baza svih medija, uređena tako da korisnicima pruži
jednostavan izbor i brz pristup. Vezano za medije, Google, Facebook i
ostali pretraživaći nude drugačiji concep baze u odnosu na Sedma Sila.
Stalno radimo na poboljšanju funkcionalnosti i dizajniranju platforme.
Naša Misija je da medijske informacije dostupne na Webu, prikupimo,
kategorijski uredimo i prezentujemo korinicima kroz „Novi Internet
Concept“.
Nismo zadovoljni onim što smo uradili. To nas pokreće da nastavimo sa
usavršavanjem projekta.