Home Home About Contact
Log in Sign Up Search media
Home About Contact Log in Sign Up Search media
Ligth
Dark
English (United States)
Serbian (Latin, Serbia)
Afghanistan
Aland Islands
Albania
Algeria
American Samoa
Andorra
Angola
Antigua
Argentina
Aruba
Australia
Austria
Azerbaijan
Bahamas
Bahrain
Barbados
Belarus
Belgium
Bosnia
Bulgaria
Cambodia
Central African Republic
China
Croatia
Cyprus
Czech Republic
Egypt
England
Estonia
Faroe Islands
Finland
France
Georgia
Germany
Hungary
Iraq
Ireland
Jamaica
Japan
Luxembourg
Macau
Macedonia
Malta
Mauritius
Moldova
Monaco
Montenegro
Netherlands
Nigeria
Pakistan
Palestine
Philippines
Romania
Russia
Saudi Arabia
Serbia
Slovenia
Somalia
Spain
Swaziland
Sweden
Syria
Tanzania
Thailand
Turkey
United States
Venezuela
Vietnam
Yemen
Zimbabwe
Other
Log in Sign Up

Arts
Arts
Autos
Bezbednost
Business
Bussiness
Cars
Economy
Entertainment
Environment
Fashion
Finance
Food
Hardver
Healt
Health
Internet
IT
Jobs
Life
Lifestyle
Magazine
Mobilni
News
News
Opinião
Opinion
Politica
Politics
Politics
Politics
Science
Softver
Sports
Tech
Tech
Technology
Tehnology
TV
Weather
World
Sedma sila

Club - k Angola

CLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos. Nós Reportamos, Você Decide!
club-k.net
Web, Angola
Subscribe

João Lourenço defende justiça reparatória na abertura da 2.ª Cimeira UA-CARICOM

Adis Abeba — O Presidente em exercício da União Africana (UA), João Lourenço, abriu neste domingo a 2.ª Cimeira União Africana-Comunidade das Caraíbas (CARICOM), em Adis Abeba, destacando a importância de reforçar os laços históricos e culturais entre África e a diáspora caribenha, bem como a necessidade de justiça reparatória para africanos e afrodescendentes. Fonte: Club-k.net Sob o lema “Parceria Transcontinental na Busca da Justiça para os Africanos e os Afrodescendentes através de Reparações”, Lourenço recordou que a primeira cimeira, realizada em 2021 em formato virtual devido à pandemia, marcou o início de um processo que agora ganha nova força com o encontro presencial. “O nosso objectivo é transformar as cicatrizes do passado em pontes de solidariedade, cooperação e justiça”, declarou o estadista angolano, sublinhando que o ano de 2025 foi consagrado pela UA à questão da justiça reparatória. Entre as propostas apresentadas, destacam-se a utilização do Mecanismo Afro-Caribenho de Justiça Reparatória e do Fundo Global de Reparação como instrumentos de cooperação entre a UA e a CARICOM. Lourenço também defendeu a criação de subcomités técnicos permanentes, voltados para áreas como a inovação agrícola, produção de vacinas e combate às desigualdades estruturais. O líder angolano apontou ainda a necessidade de acordos sobre vistos e serviços aéreos que facilitem a mobilidade entre África e as Caraíbas, a instalação de uma Plataforma Conjunta de Comunicação e Media, além do fortalecimento da parceria público-privada para mobilização de recursos. Na frente económica, realçou o impacto da abertura do escritório do AfreximBank nas Caraíbas e dos Fóruns Afro-Caribenhos de Comércio e Investimento, que já se encontram na 4.ª edição. “Precisamos de transformar as nossas decisões em benefícios concretos para os nossos povos, estimulando comércio, tecnologia, agroindústria e economia azul”, acrescentou. João Lourenço defendeu também a institucionalização do Conselho da Juventude UA-CARICOM, para garantir que as novas gerações estejam no centro da cooperação transcontinental. Em tom crítico, apontou os desafios globais que afectam África e Caraíbas — desde as alterações climáticas à insegurança alimentar e energética — e voltou a exigir uma reforma urgente das Nações Unidas, em particular do Conselho de Segurança, para assegurar maior representatividade dos países do Sul Global. No final do seu discurso, o Presidente angolano reafirmou a solidariedade africana ao povo palestino, defendendo a criação de um Estado que permita a convivência pacífica entre palestinos e israelitas. A 2.ª Cimeira UA-CARICOM decorre em Adis Abeba com a presença de chefes de Estado e de Governo africanos e caribenhos, dirigentes da ONU e representantes de organizações regionais.  

9/7/2025 5:43:23 PM

Read more ->

Dobrodošli na platformu „Globalni medijski internet pregledač“ sedmasila.com
Platforma Sedma Sila je velika online baza newspaper medija iz celog sveta sa tendecijom konstantnog rasta. Projekat je pokrenut u Srbiji 2016 godine od strane nekolicine kreativnih i ambicioznih ljudi. Platforma je na web-u dostupna za sve korisnike internet mreže od Septembra 2020 godine. Stalno radimo na razvoju i i unapređenju jedinstvenog univerzalnog modula koji će biti zajednički za sve online newspaper medije. Trenutno na World Wide Web ne postoji javno dostupna kompletna baza svih medija, uređena tako da korisnicima pruži jednostavan izbor i brz pristup. Vezano za medije, Google, Facebook i ostali pretraživaći nude drugačiji concep baze u odnosu na Sedma Sila. Stalno radimo na poboljšanju funkcionalnosti i dizajniranju platforme. Naša Misija je da medijske informacije dostupne na Webu, prikupimo, kategorijski uredimo i prezentujemo korinicima kroz „Novi Internet Concept“.
Nismo zadovoljni onim što smo uradili. To nas pokreće da nastavimo sa usavršavanjem projekta.

About Privacy policy Terms Contact Advertising

Social network

© 2025 Sedmasila All rights reserved.

Services

REGISTER MEDIA