Luanda - Acompanhei com muita tristeza o depoimento do Ilustre Dr. Adriano Manuel, Presidente do Sindicato dos Médicos de Angola, sobre uma suposta campanha desleal da Dra. Jovita André e, sobre o assunto, na qualidade de Sociólogo e académico, tenho à apresentar alguns pontos.
Fonte: Club-K.net
Apesar do respeito que tenho pelo senhor, nos últimos tempos, Dr. Adriano Manuel esqueceu-se dos reais problemas que os médicos atravessam e decidiu atacar pessoas e não ideias, o que faz com que o Ilustre Dr. Esteja a cair no descrédito embora que ainda é possível recuperar este prestígio.
Precisamos compreender que às 09 linhas de forças que a candidata à Bastonária está apresentar a nível nacional não só ambiciona os médicos, nós, os doentes, também nos sentimos orgulhosos porque há toda uma necessidade de resgatar o humanismo no seio dos médicos e é, também, necessário os médicos voltarem a serem vistos como salvadores e amigos das comunidades.
Esse problema o Ilustre Adriano Manuel apresentou há dois anos e, acho que o Ilustre poderia muito bem ter a candidata Jovita como parceiro uma vez que as ideias conjugam com aquilo que defendeu alguns anos atrás, salvo se mudou da linguagem.
Por outro lado, as supostas denúncias que o Dr. Adriano Manuel abordou no anonimato, não dá credibilidade porque, ao começar, o Sr. não é o candidato e, se calhar, esteja na lista dos 80% dos médicos que não pagam a quota na Ordem dos Médicos de Angola.
Os candidatos estão ainda na campanha que começou no dia 28 de julho do ano em curso e às eleições estão para breve, enquanto isso, vamos deixar que os candidatos fazem o seu trabalho de convencer os eleitorados e, no dia do voto cada um escolher quem tiver o melhor programa.
Não se pode precipitar e, de forma antecipada apresentar o cartão de incompetente à comissão organizadora deste magnífico evento. Pelo que se vê, o Senhor Adriano nem acredita na competência dos seus membros que trabalham na transparência do evento mais esperado na classe médica.
Se a Dra. Jovita André vencer, vai vencer porque, até agora é uma das candidatas que está somando mais de 15 províncias para apresentar as suas linhas de forças à classe médica pelo que está ser bem aplaudida porque a Ordem dos Médicos de Angola precisa-se se reencontrar e todos os médicos precisam se sentirem orgulhosos e bem representados.
A luta pela dignidade médica não seria apenas uma luta dos médicos mas de todos os cidadãos. O surgimento do sindicalista que visa denegrir a imagem de uma senhora que pretende resgatar a Ordem, nos faz entender que está contra a classe que defende e contra a humanização no seio dos médicos.
Vamos ainda deixar a Senhora fazer a sua campanha em todo o país conforme começou bem. O Dr. Adriano Manuel não deve atacar a Dra. Jovita André por ser mulher ou sentir-se prazeroso sabotar a candidatura da senhora. Deve-se atacar os programas e não as pessoas. Deve se olhar na competência e não no prazer de ódio.
Com a Dra. Jovita André a Ordem estará em boas mãos e, de forma colectiva será possível colocar em prática os 09 eixos. A classe é muito pequena para ser dividida, por isso, termino a dizer o seguinte:
Não se invejem, se superem para que o país tenha os médicos mais competentes e humanistas porque, quando isso acontece, o povo sai a ganhar.