Home Home About Contact
Log in Sign Up Search media
Home About Contact Log in Sign Up Search media
Ligth
Dark
English (United States)
Serbian (Latin, Serbia)
Afghanistan
Aland Islands
Albania
Algeria
American Samoa
Andorra
Angola
Antigua
Argentina
Aruba
Australia
Austria
Azerbaijan
Bahamas
Bahrain
Barbados
Belarus
Belgium
Bosnia
Bulgaria
Cambodia
Central African Republic
China
Croatia
Cyprus
Czech Republic
Egypt
England
Estonia
Faroe Islands
Finland
France
Georgia
Germany
Hungary
Iraq
Ireland
Jamaica
Japan
Luxembourg
Macau
Macedonia
Malta
Mauritius
Moldova
Monaco
Montenegro
Netherlands
Nigeria
Pakistan
Palestine
Philippines
Romania
Russia
Saudi Arabia
Serbia
Slovenia
Somalia
Spain
Swaziland
Sweden
Syria
Tanzania
Thailand
Turkey
United States
Venezuela
Vietnam
Yemen
Zimbabwe
Other
Log in Sign Up

Arts
Arts
Autos
Bezbednost
Business
Bussiness
Cars
Economy
Entertainment
Environment
Fashion
Finance
Food
Hardver
Healt
Health
Internet
IT
Jobs
Life
Lifestyle
Magazine
Mobilni
News
News
Opinião
Opinion
Politica
Politics
Politics
Politics
Science
Softver
Sports
Tech
Tech
Technology
Tehnology
TV
Weather
World
Sedma sila

Club - k Angola

CLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos. Nós Reportamos, Você Decide!
club-k.net
Web, Angola
Subscribe

Seis meses à espera do tribunal constitucional - Nuno Álvaro Dala

Luanda - Na primeira semana de Março de 2025, o Grupo Parlamentar da UNITA remeteu ao Tribunal Constitucional uma Acção de Fiscalização de Omissão Inconstitucional por Violação dos artigos 217.º, 218.º e 242.º da Constituição da República de Angola, sobre a implementação das Autarquias Locais. Fonte: Club-k.net Entre 2017 e 2024 foram aprovados 11 diplomas sobre o Poder Local. Todavia, a Lei da Institucionalização Efectiva das Autarquias Locais, nos termos do n.º 2 do artigo 242.º da CRA, até ao momento, não foi aprovada, mesmo existindo dois diplomas propostos, um pelo Titular do Poder Executivo e outro pelo Grupo Parlamentar da UNITA. Assim, a referida acção, que tem por base o artigo 232.º da Constituição, foi assinada por 50 Deputados à Assembleia Nacional, pelo Grupo Parlamentar da UNITA, presentes em Luanda, até à data da remessa. A Constituição da República de Angola exige a assinatura de 44 Deputados. A referida acção foi entregue junto da Secretaria do Tribunal Constitucional, para que este órgão jurisdicional declare a inconstitucionalidade por omissão do comando que o legislador constituinte impõe no nº 2 do artigo 242.º da CRA. Na prática, o Grupo Parlamentar da UNITA pediu que o Tribunal Constitucional, entre outras questões, obrigue a Assembleia Nacional a aprovar a última lei que falta para que as Autarquias sejam realizadas: Lei da Institucionalização Efectiva das Autarquias Locais. O Presidente da República, João Lourenço, declarou há algum tempo que, não sendo ele Deputado, o Povo não pode exigir dele a responsabilidade pela não aprovação da última lei que falta para a institucionalização efectiva das Autarquias. Ora, acontece que ele é o Presidente do MPLA, que tem maioria na Assembleia Nacional, logo, se o Grupo Parlamentar do MPLA não se mexe no sentido de a última lei que falta ser aprovada, é porque não recebeu orientação política para tal. Ou seja, o MPLA e o seu Presidente não são a favor da realização das Autarquias, o que configura inconstitucionalidade por omissão. A Constituição deve ser cumprida, independentemente da vontade de quem está no poder. Daí o Grupo Parlamentar da UNITA ter recorrido ao Tribunal Constitucional para que esta instituição – a guardiã da Constituição – obrigue a Assembleia Nacional (onde o MPLA tem maioria) a aprovar a última lei que falta para que as Autarquias sejam uma realidade. São já passados seis meses desde que o Grupo Parlamentar da UNITA impetrou junto do Tribunal Constitucional a Acção de Fiscalização de Omissão Inconstitucional por violação dos artigos 217.º, 218.º e 242.º da Constituição da República de Angola Não são apenas a UNITA e o seu Grupo Parlamentar que estão à espera que os Juízes Conselheiros do Tribunal Constitucional façam vincar a jurisprudência. Todos os angolanos comprometidos com o progresso do País estão à espera da decisão do Tribunal Constitucional.

9/4/2025 8:20:29 AM

Read more ->

Dobrodošli na platformu „Globalni medijski internet pregledač“ sedmasila.com
Platforma Sedma Sila je velika online baza newspaper medija iz celog sveta sa tendecijom konstantnog rasta. Projekat je pokrenut u Srbiji 2016 godine od strane nekolicine kreativnih i ambicioznih ljudi. Platforma je na web-u dostupna za sve korisnike internet mreže od Septembra 2020 godine. Stalno radimo na razvoju i i unapređenju jedinstvenog univerzalnog modula koji će biti zajednički za sve online newspaper medije. Trenutno na World Wide Web ne postoji javno dostupna kompletna baza svih medija, uređena tako da korisnicima pruži jednostavan izbor i brz pristup. Vezano za medije, Google, Facebook i ostali pretraživaći nude drugačiji concep baze u odnosu na Sedma Sila. Stalno radimo na poboljšanju funkcionalnosti i dizajniranju platforme. Naša Misija je da medijske informacije dostupne na Webu, prikupimo, kategorijski uredimo i prezentujemo korinicima kroz „Novi Internet Concept“.
Nismo zadovoljni onim što smo uradili. To nas pokreće da nastavimo sa usavršavanjem projekta.

About Privacy policy Terms Contact Advertising

Social network

© 2025 Sedmasila All rights reserved.

Services

REGISTER MEDIA